top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

DON'T PANIC (Não entre em pânico)

O dia que todas raças e clãs do mundo se unam para salvar a cultura do planeta Terra.


O que começou com uma homenagem a recém falecido se tornou uma tradição para todos os jovens. Essas são as melhores palavras para descrever a história de comum um acontecimento no dia 25 de maio de 2001 virou algo anual para todos de uma comunidade formada por fãs dos conteúdos da cultural.


Na internet é normal que neste dia encontre fotos com pessoas fazendo referencias a obras como Star Wars, Harry Potter, O Senhor dos Anéis e muitas obras da literatura e cinema. Mas você sabe o por quê? Ou do por que que muito batem fotos com suas toalhas? Do por que desta data especifica?


Antes da popularização dos termos nerd e geek, houve aquele que é considerado o marco zero do movimento, que eclodiu no período da Grande Depressão, iniciado em 1929. Foi nesta época que surgiu os primeiros super-heróis, como Superman, Batman, Mulher Maravilha e assim por diante.


Em 1966 uma história sobre uma série espacial com um idioma próprio surgiu contando as aventuras do Capitão Kirk (William Shatner) e Spock (Leonard Nimoy) no universo de “Star Trek”. A franquia de TV ficou tão popular que além de marcar a cultura pop ainda virou um ícone com sua história! Principalmente com saudação que o personagem Spock fazia (imagem ao lado).

Com esses dois fatos, surgimentos dos heróis e ficção científica, no auge os fãs desse tipo de conteúdo ficaram conhecidos como "nerds", aficionados por heróis e ficção científica.

Curiosidade: É bem provável que já tenha ouvido falar da Comic-Con, certo? A convecção de histórias em quadrinho em 1970 foi uma grande parte de ajuda na formação da Cultura Nerd, foi graças a esse evento que o mercado financeiro dos EUA começou a mudar.

Foi em 1977 que o “Star Wars” surge. A franquia criada por George Lucas foi a responsável por expandir ainda mais o movimento e a cultura nerd em escala mundial e até hoje as histórias das batalhas dos Rebeldes que lutam conta o mal geram muitos produtos e fama.

Curiosidade 2: Na época, principalmente na década de 1980, o termo “Nerd” funcionava mais como um estereótipo. Os Nerds eram pessoas muito inteligentes, malvestidas e que não conseguiam se socializar muito bem.

Devido a fama dos nerd a "Vingança dos Nerds", comédia clássica do diretor Jeff Kanew, estrelada por universitários abobalhados e perseguidos por fortões e populares, é reflexo desse estereótipo. Os geeks só conseguiriam ir à forra mais de 20 anos depois.


Curiosidade 3: “Role-playing game, também conhecido como RPG, é um tipo de jogo em que os jogadores assumem papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente.” – Wikipedia.


No Brasil a chegada de “A Caverna do Dragão” em 1986 foi exibida no "Show da Xuxa", três anos depois de ser lançada nos EUA. A história do grupo de amigos presos acidentalmente em um mundo mágico virou mania trazendo grandes referências a histórias de jogos na modalidade de RPG.


Curiosidade 4: O Japão também fez parte da influência nerd com séries japonesas marcou a cultura nerd no fim dos anos 1980, capitaneada por "Jaspion" (foto ao lado), "Changeman", "Flashman", entre outros, que prepararam terreno para "Power Rangers". Além disso essas produções dessas séries atraíram os olhos do mundo para o que o Japão tinha a oferecer no entretenimento.

Mais uma vez o Brasil ficou para trás no assunto de novidades, dessa vez foi 1990, quando os jogos ficaram populares aqui, embora esse atraso não tenha sido tão ruim, pois assim como no resto do mundo os games ficaram muito populares de uma forma bem rápida.

A partir do início dos anos 1990, consoles sucessores do Atari, como Master System, Mega Drive (e posteriormente Super Nintendo) criaram novos ídolos, como o porco-espinho Sonic, e expandiram e diversificaram interesses de milhões de jovens.


Em 2001 duas grandes obras batiam de frente nos cinemas, obras que seriam os pipilares para o mundo nerd da nova geração. A chegada de “Harry Potter” de J. K. Rowling e “Senhor dos Anéis” de J. R. R. Tolkien, vale lembrar que ambas são adaptações de livros.

No ano de 2007 veio o que se tornou um dos maiores ícones da cultura nerd e geek, o seriado de TV “The Big Bang Theory". Sucesso estrondoso, a sitcom americana ganhou prêmios e bateu recordes de audiência nos Estados Unidos e no mundo. Nerds e desajeitados tiveram a chance de se identificar com o "novo normal" retratado pela turma de Sheldon Cooper, assumindo que também tinham um lado "esquisito".

Filmes de super-heróis já eram produzidos há décadas, mas a chegada da Marvel Studios, com seu rico universo compartilhado, representou o início de uma fase dourada para o gênero.

De 2008 até hoje longas como "Vingadores" e "Pantera Negra" elevaram o formato em termos de produção, bilheteria e qualidade cinematográfica, obrigando rivais como a DC a se moverem. Para o deleite dos fãs.

O Dia do Orgulho Nerd, ou Dia da Toalha, foi baseado em nada mais e nada menos que um simples livro. O dia 25 de maio foi escolhido para representar os nerds em homenagem a Douglas Adams, autor da série O Guia do Mochileiro das Galáxias, que morreu em 11 de maio de 2001. O livro de Adams foi a primeira obra com a mistura de ficção científica e elementos humorísticos.

Douglas Adams (11 de Março de 1952 - 11 de Maio de 2001).


Um fato interessante é que o fato de varias pessoas usarem toalhas neste dia é um elemento de sobrevivência que Adams ensina dentro de sua obra, pois de acordo com ele, se você precisar ir ao espaço o item mais importante é a toalha, tudo o que precisa fazer para viver longe de casa você consegue usando um toalha.

10 visualizações0 comentário
bottom of page