top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

Pequeno Manual Antirrascista

Livro: Pequeno Manual Antirrascista

Gênero: Social

Nota: 10/10

Sinopse: Onze lições breves para entender as origens do racismo e como combatê-lo.

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas. Já há muitos anos se solidifica a percepção de que o racismo está arraigado em nossa sociedade, criando desigualdades e abismos sociais: trata-se de um sistema de opressão que nega direitos, e não um simples ato de vontade de um sujeito. Reconhecer as raízes e o impacto do racismo pode ser paralisante. Afinal, como enfrentar um monstro desse tamanho? Djamila Ribeiro argumenta que a prática antirracista é urgente e se dá nas atitudes mais cotidianas. E mais ainda: é uma luta de todas e todos.

Resenha:

É muito difícil dizer a seguinte frase sobre algo, mas quando digo por necessidade de uma sociedade com seres humanos melhores.

Todos deveriam ler esse livro.


Eu não sou acostumada a ler livros técnicos por geralmente não gostar da linguagem, mas a autora escreve para que todos possam entender e tudo bem explicado com dados/estatísticas e fatos históricos sobre o nosso país.

O foco principal do livro é encontrar o racismo e o combater da melhor forma possível, mas além disso o livro não deixa de citar diversas questões para refletir em diversos pontos e ângulos.

O livro traz 11 pautas/temas voltados ao Racismo, alguns capítulos podem aparentar serem bem óbvios, mas as vezes até o óbvio precisa ser dito e explicado, a obra em si é um atividade para abrir os olhos (ou até mesmo ampliar a visão) para o mundo real.

"Pequeno manual antirracista é um livro didático essencial para o novo Brasil, onde os negros são 55,8% da população, mas são 71,5% das pessoas assassinadas." - Carol Pires (Época).

Djamila (a autora) não polpa nada em falar as verdades sobre o sempre aconteceu (e ainda acontece ativamente todos os dias) no poder brasileiro, seja político, econômico ou acadêmico em referente aos negros.

Entendo que muitas pessoas possuem receio de falar sobre o tema com medo de serem julgadas negativamente, mas o diálogo sobre o racismo é necessário para todas as idades, pois o racismo está no dia-a-dia, em pequenos e em grande gestos que muito de nos fazemos sem notar (ou, em alguns casos, até mesmo fazendo de propósito) como no olhar, no descaso, no elogio disfarçado, na estrutura que privilegia brancos e muitas outras ações.



O livro explica tudo como um verdadeiro guia, fazendo sentido ao titulo do livro, iniciando sobre o que o racismo, passando por vários tópicos até chegar no que seria ser um antirracista.

"O ANTIRRACISTA

LUTA POR TODOS."


Mesmo que estejamos em 2020 muitos negam o racismo. E esse é o mais grave dos problemas. O racismo é apresentado como um problema de todos, que precisa ser corrigido urgente, reconhecer o grande abismo entre brancos e negros no mundo em que vivemos, já é um começo e grande avanço para mudança de consciência.

Vale lembrar que o Brasil é a segunda maior nação do mundo com pessoas negras (sendo a primeira a África) e ainda assim tentamos ignorar isso para viver nas sombras da Europa e/ou EUA com um olhar torto e errado sobre nos mesmos.

Só através da disseminação do conhecimento chegaremos a consciência coletiva necessária para erradicar esse mal que destrói tantas vidas, talentos e histórias.


Falar desse livro é bem difícil, não por ser um assunto delicado, mas sim por ser algo que só dá pra explicar ou conversar com quem leu ou quem é ativo/consciente com a causa, mas em breve teremos mais coisas sobre esse assunto.

"Pequeno Manual Antirracista" é um livro curto e pequeno, com menos de 150 páginas, a autora deixa diversos questionamentos e algumas indicações de soluções para esse grave crime.


Consuma conteúdos de artistas negros.


Desejo a todos uma ótima leitura!

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page