Livro: Mistério na Esplanada
Autor: Flávio Ferraz
Gênero: Policial/Mistério
Editora: Chiado Books -
Nota:7/10
Sinopse:
A estória de Antônio é multitemporal envolvendo três gerações (Candangos – os construtores – e as duas primeiras gerações de Brasilienses). É, portanto, uma homenagem e um manifesto de carinho a muitos personagens da vida real que fizeram parte da experiência de vida do autor. Um mineiro – amigo, irmão por afinidade - que, como os candangos de outrora, adotou Brasília como seu lar. Estória que remeterá o leitor a conhecer um pouco mais da Brasília real, construída de concreto armado e por histórias de vida que invariavelmente remetem ao amor, à paixão, à traição, aos jogos de poder, à corrupção e ao trabalho policial. Para além disso, o autor consegue induzir-nos à reflexão no presente - marcado pela velocidade das informações e a incerteza sobre verdade e mentira – além de olhar para o passado do retirante e o futuro de novas gerações de brasileiros. Não deixa de registrar o preconceito quanto ao autismo. Os cenários são plenamente factíveis, por isso, sabedor de que "nada acontece por acaso" indaguei ao autor se de fato o labirinto existe debaixo da Esplanada dos Ministérios. A saga de vida do personagem, em cada capítulo, reaviva e resgata valores morais e éticos da família, do policial federal, do arquiteto, mestre e doutor, pela UnB. Tudo isso dá à narrativa autoridade técnica que nos deixa reflexivos sobre até onde a estória é fato ou ficção. Certamente, o leitor se deleitará, como eu, enxergando-se personagem vivo em algum momento dessa estória diacrônica, instigante, dinâmica, cujo final é surpreendente! Obrigado Flávio Ferraz você é um EMA (É Meu Amigo), boa e prazerosa leitura! Pehkx Jones Gomes da Silveira
Resenha:
O livro conta a história de Antônio, o ritmo é multitemporal envolvendo três gerações (Candangos – os construtores – e as duas primeiras gerações de Brasilienses), além disso traz muita referência com fatos históricos para Brasília.
A história possui uma corrida na investigação, o jogo pelo poder dentro da corrupção está rolando e não possui muito tempo para resolver o mistério.
A trama do livro é bem tensa, não sou muito acostumada com leitura policial, mas se tratando de algo no território brasileiro foi muito bom de ler e logo no começo já temos o assassinato do Ministro de Transportes (Paulo de Castro) para desvendar, em seguida o Ministro da Fazenda, Paulo Ricardo, que ouviu tudo e ainda é marcado de morte pelo assassino.
Algo que me fez gostar muito no livro foi os paralelos temporais, uma hora estamos em 1958 é o ano que começa a construção de Brasília e Antônio vai para trabalhar (na época existia uma demanda grande de mão-de-obra não qualificada para o serviço) e em outro momento estamos em 2020 onde acontece uma perseguição.
Adoro tudo aquilo que faz crítica com a política e neste livro crítica é o que não falta!
Como toda história de mistério é normal ter plot twist, mas devo ressaltar que em “Mistério na Esplanada” é um mais intenso que o outro, Flávio (o autor) consegue desviar a atenção do leitor para não descobrir as coisas até que ele queira e sim é MUITO bom!
O livro também contém muitas informações sobre a origem de Brasília, não da parte política, a partir das descrições de como tudo começou, as curiosidades, é algo que faz o livro ser um grande diferencial.
Desejo a todos uma ótima leitura!
Comentarios