top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

Resenha: O Aparicionista

Livro: O Aparicionista: das Memórias do Conde de O**

Autor: Friedrich Schiller

Gênero: Gótico/Romance

Nota: 10/10

Sinopse:

Único romance de Schiller, "O Aparicionista" foi produzido sob influência de clássicos britânicos como "O Castelo de Otranto" e "O Velho Barão Inglês", razão pela qual é considerado o primeiro romance gótico alemão. Sua contribuição para o gênero, porém, foi ímpar, especialmente pela maneira como a obra expande os limites do imaginário pseudomedieval típico da época.

Sua influência também foi estrondosa. Entre seus apreciadores, destacam-se Lord Byron, que escreveu "Oscar d'Alva" inspirado por ele; Ann Radcliffe, que pegou emprestado dele o modelo do "sobrenatural explicado"; M. G. Lewis, que incorporou vários elementos da trama no clássico "O Monge"; e Antônio Feliciano de Castilho, cujo "A Noite do Castelo" pode ser considerado um reconto de uma das passagens do romance.

As diversas partes de "O Aparicionista" foram publicadas originalmente entre 1787 e 1789. Planejada para ser composta de quatro livros, a obra teve somente os dois primeiros volumes finalizados (um narrativo e outro epistolar), permanecendo inacabada, o que não diminuiu sua força nem o interesse gerado por ela, a ponto de vários autores, como H. H. Ewers, terem se proposto a escrever sua própria solução para o desfecho do romance.


Resenha:



“O Aparicionista: das Memórias do Conde O**” é um livro bastante marcado por necromantes misteriosos, intrigas políticas envolvendo sociedades secretas e inquisidores, além de divagações profundamente niilistas.

Na história acompanhamos o jovem príncipe, que após uma fuga de seus deveres da corte de sua família no Sul da Alemanha, encontra prazer junto com seu amigo, Conde O, em Veneza, por conta de ser uma figura importante, a identidade do príncipe deve ser mantida em segredo, até mesmo dos leitores, pois não sabemos tanto sobre ele por um longo tempo.

Os dois amigos passam a perambulando pela cidade a conhecendo até que alguém começa persegui-los, em especial o príncipe, e a partir disso que a trama começa a se desenvolver, pois esse alguém não era exatamente uma pessoa, havia algo sobrenatural envolvido.


Este livro é sem dúvidas o mais fácil que já li, entre os que eu já li, esse foi o mais fácil de compreender, além do fato de que o livro é bem equilibrado entre o estilo gótico que conhecemos e o romance, criando assim uma nova versão dentro dos gêneros.

Vale ressaltar que apesar da fácil compreensão a história vai ficando cada vez mais tensa e sombria, conforme os mistérios do livro vão aparecendo dar um ar que prende o leitor na tensão de desvendar tudo o que está acontecendo para de fato entender.

O livro é como um quebra-cabeça cujo as peças são extremamente pequenas!



Para quem gosta de livros que fazem criticas sociais com a politica fica uma dica gostosa de leitura.


O livro é dividido em duas partes. Na primeira parte temos narração do Conde O** contando sobre suas experiências com o Príncipe, já na segunda parte é uma coleção de cartas que estão interligadas com os fatos da primeira parte, além de dar ênfase na parte das críticas e pensamentos filosóficos com mais profundidade.



"O Aparicionista: das Memórias do Conde de O** é um documento da literatura alemã e um testemunho duradouro do talento narrativo de um dos maiores nomes da filosofia daquele país. Ele foi publicado em uma edição capa dura pela Clepsidra e está disponível para compra em seu site e pela amazon.


Desejo a todos uma ótima leitura!


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page