top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

2020 - Japão Submerso

Seriado: 2020 - Japão Submerso

Duração: 1 Temporada (10 episódios)

Gênero: Ficção; Drama.

Disponível: Netflix

Sinopse: "Em um dia comum na vida da família Mutoh, uma série de terremotos avassaladores assola o Japão e provoca destruição em massa."

Nota: 8/10

Crítica:


Se passando nos dias atuais, acompanhamos Ayumu Mutō e sua família que tenta sobreviver aos eventos naturais do Japão (terremotos e tsunamis). O anime ainda mostra um pouco sobre como tudo estava bem, mostrando ser apenas mais um dia normal no Japão, isso até todos receberem um alerta de terremoto e em pouco minutos tudo vira um caos.

O anime não perde tempo em nos mostrar as destruições e as mortes que o primeiro terremoto, dentro da história, causa logo nos primeiros minutos do episódio um causando assim o pânico nas pessoas na animações.

Ayumu Mutō ainda estava na escola depois do treino da equipe de corrida quando tudo começou, apos o terremoto Ayumu acaba se machucando nos escombros enquanto tentava sair do local, e atrás dela acompanhamos o pânico e o desespero dos japoneses pelos seus amigos e familiares incluindo a própria protagonista que começa a atravessar a cidade para retornar até a sua casa e procurar pela sua família.

A partir disso é mostrado uma serie de fatos que vão acontecendo.

Um pior que o outro.

A obra é bem realista sobre o que seria o ideal a ser feito em situações assim e não nega nenhuma probabilidade de escolha de ação (o que acaba gerando conflitos, pois nem toso pensam iguais e todos possuem direitos se fazerem o que acham melhor para eles próprios).

Quando Ayumu encontra sua família não demora muito para todos receberem, pelos aparelhos eletrônicos, que o mar está subindo fazendo a água engoli o Japão, então Kōichirō Mutō (O pai de Ayumu) dá a ideia de todos irem para longe dali e fugir da enchente.

Assim acompanhamos a corrida contra o tempo para a família Mutō sobreviver.

Da esquerda para direita: Mari Mutō, Gō Mutō, Kōichirō Mutō e Ayumu Mutō.


Ao longo da trama vamos vendo tragédia atras de tragédia, assim como o Japão, a família Mutō vai se arruinando e se quebrando começando pelo Koichiro, mas ao mesmo tempo vai apresentando novos personagens como Haruo Koga, o Kaito, Daniel e muitos outros.

A realidade mostrada no anime é algo que não se afasta da realidade, mesmo um país tão desenvolvido como o Japão é impossível negar o histórico de terremotos e tsunamis na vida real e isso causa um certo horror a quem assiste, pois a qualquer momento isso pode de fato acontecer.

O anime é classificado como +18 (para maiores de 18 anos) não por ter cenas sexuais ou algo assim, mas sim pelo o fato de que a muitas cenas de mortes, que embora não sejam tão explícitas eram bem marcantes, principalmente pelo fato que com as mortes de determinados personagens, após uma jornada acabamos nos apegando bastante. Não posso negar que gostaria de um pouco mais da falta de censura nessas partes.

Algo que me incomodou bastante foram as expressões em momentos de dores, mortes e pânico, não tenho como mostrar alguma cena, mas caso assista vai entender do que eu falo, e mesmo isso é até o que deixa ainda mais próximo do real.

Durante os episódios até temos um momento de paz, onde por um tempinho, podemos acreditar que os personagens estão à salvos, mas não passa de uma "ilusão" já que a onde de terremotos continua por toda a ilha, a esse ponto o perigo ainda é maior, pois a viscos (uma porcentagem bem alta) do monte Fuji entrar em erupção.

Nessa parte do anime as coisas ficam cada vez mais tensas, começamos a ver também referências religiosas e a colocação em pratica do que seria uma Utopia.

O foco da história começa a ser não apenas Ayumu, mas como também seu irmão casula, Gon.

Kaito é um youtuber bastante popular mundialmente, Gon (irmão de Ayumu) é grande fã e aprendeu a falar inglês vendo seus vídeos.


Além de um youtuber muito famosos que estava no Japão quando tudo aconteceu, Kaito se junta a família da protagonista para ajuda-los (e se ajudar também) a sobreviver. Ele é um "gênio" da tecnologia e querendo ou não é graças a ele que Ayumu e Gon sobreviveram a tantas coisas. Apesar disso, Kaito é personagem bem f**** da p**** durante 98% do anime, algo que, além de ser um incômodo, é um personagem que não foi tão bem desenvolvido, aos meus olhos a única vantagem dele no anime é ser um "tampa buraco", um personagem que ta ali para "salvar" os outros quando o roteiro não consegue, e o fato de como é mostrado a influencia das figuras digitais nas pessoas (principalmente os jovens).


Não vou contar muita coisa para não dar spoiler (e com isso desrespeitar quem não gosta), mas a produção e o roteiro estão bons (apesar de tudo), Masaaki Yuasa (diretor de "Devilman Crybaby") fez um ótimo trabalho como diretor em "2020 - Japão Submerso" e acredito muito que não terá uma segunda temporada, pois o anime possui um bom fechamento de história.

Um fato interessante:

"2020 - Japão Submerso" é baseado no livro clássico japones lançando em 1973 pelo autor Sakyo Komatsu e já teve diversas adaptações sendo a mais recente esse anime.

Apesar de ser baseado, isso não significa que seja igual, pois a história do livro teve que ser modificada para se encaixar nos contextos atuais.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page