top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

Great Pretender

Anime: Great Pretender

Duração: 1 Temporada (14 episódios)

Gênero: Comédia / Crimes

Disponível: Netflix

Sinopse: Masato Edamura é supostamente o melhor trapaceiro do Japão. Junto a seu parceiro, Kudo, eles tentam enganar um francês em Asakusa, mas, inesperadamente, acabam sendo trapaceados por ele. O francês, que eles tentaram enganar, é Laurent Thierry – um homem em um nível muito mais alto, que controla máfias. Mas Edamura ainda está para descobrir o que o aguarda, após se comprometer com os trabalhos sujos do francês!

Nota: 7/10

Crítica:

O Anime em que os protagonistas não são heróis e nem vilões.

Makoto Edamura se titula como o maior vigarista do Japão (seu país de origem), mas ao encontrar com francês Laurent Thierry nota ser apenas um amador no "ramo" e o francês caba que lhe roubando, indignado com isso, Edamura começa a segui-lo e vai parar em Los Angeles começando assim o primeiro arco do anime.


Primeiro Arco: Caso 1 - Juntos em Los Angeles (Episódio 1 ao 5)

Durante os 5 primeiros episódios do anime temos um foco muito grande no Makoto Edamura.

O japonês se envolve em um caso de vendas de drogas com Laurent, francês faz Makoto virar o Dr. Edamura, um jovem brilhante que criou uma nova droga muito forte, para vender as drogas para o chefe da máfia e diretor de cinema Eddie Cassano. Os dois vigaristas fazem uma aposta e para vencer Makoto faz algo que muda tudo e agora ele se ver mais preso a situação do que antes e com grandes chances de morrer.

Makoto acaba conhecendo Salazar, um ex chefe de gangue que agora trabalha com segurança do Cassano, e vendo a história de Salazar começamos a ver um pouco do passado do próprio Makoto.

Makoto Edamura é um personagem que me fez pensar muito sobre aquele ditado: "Filho de peixe, peixinho é." Será que isso é verdade? O personagem teve uma parte da infância muito boa, seu pai era advogado e era nítido o orgulho do filho pelo pai, mas tudo desmorona quando o pai de Makoto é preso como lider de uma quadrilho que fazia trafico de crianças e logo em seguida sua mãe fica muito doente, com isso Makoto não consegue muitos empregos. Quando consegue um trabalho ele mesmo é engano e foi preso, ao sair da prisão ele descobre que sua mãe se foi e passa a viver de crimes.

Além disso o arco traz muito perseguição policial e mostra algumas referencias sobre como grande nomes dos crimes mundiais demoram tanto a serem pego, ou seja, o suborno a policia e a federais.

O arco de Los Angeles traz muitos plot twist com as ações de Laurent faz para salvar a si, sua parceira e Makoto, nos fazendo rir muito e eleva nossas emoções. Sempre que pensamos que tudo vai dar errado, os mafiosos vão descobrir a verdade e sair matando todo mundo, mas ai vem o Laurent e faz uma grande reviravolta deixando Makoto indignado por nunca saber dos planos do "parceiro", é extremamente engraçado ver o japonês com raiva por isso, mas ao mesmo tempo até eu sentir uma certa raiva por isso também que logo virava alivio.


Segundo Arco: Caso 2 - Céu de Singapura (Episódio 6 ao 10)


Os personagem do primeiro caso continuam ativos aqui se passando mais ou menos 3 a 4 anos após os primeiros episódios, mas agora o foco é em Abigail Jones.

Abigail é uma mulher atlética que é a segunda no comando de Laurent, como foi mostrado no primeiro arco. Ela ajudou no golpe da droga e ainda ajudou Makoto por um "bem maior".

Ela é tão direta nos assuntos que passa a ideia de ser bem arrogante e bruta, além de ser muito fria (principalmente com Makoto) rápida em entrar em conflito e esconde um segredo em suas memórias de infância. Ela tem uma personalidade moleca, praticando esportes radicais como pilotar aviões e corridas de BMX.


O arco "Céu de Singapura" é focado bastante nessa personagem pelo o fato de que aqui a vemos como a piloto de uma time para as corridas organizadas em Singapura.

Assim como no arco anterior vimos do passado Makoto, neste novo arco acompanhamos o triste e brutal passado de Abigail. Uma criança que deixou de ser bailarina para ser uma soldado na guerra no Oriente Médio, e talvez seja pelo o seu passado que Abigail não tema a morte e seja do jeito que o anime nos mostra.

"Céu de Singapura" foca também em dois irmãos, sendo o mais velho dono da corrida de aviões que manipula quem vence e quem perde enquanto o mais novo é um dos corredores (e quem sempre vence). O irmão mais velho, além de roubar dinheiro com essa manipulação ainda causou um grave acidente em um dos corredores o deixando paralisado e com parte do corpo queimado.

Apesar do drama e da tensão, a comedia ainda é muito ativa e isso graças ao Laurent e a Cynthia, em especial a Cynthia mesmo.

Algo que é muito importante citar é a referência bastante clara e obvia a cultura do Oriente perante as mulheres, onde muito países possuem uma visão machista.

O arco tem um plot twist INCRÍVEL ligando o homem que sofreu acidente nas corridas com a Abigail e aos meus olhos, esse foi o melhor arco do anime até agora.


Terceiro Arco: Neve em Londres (Episódio 11 ao 14)


O último arco da primeira temporada também em um salto no tempo de alguns anos e o foco agora é na Cynthia Moore.

Cynthia é uma das associadas de Laurent que usa seus encantos femininos para manipular seus alvos. Suas habilidades vieram de seu treinamento para se tornar atriz de teatro quando jovem. Ela também esteve em todos os outros dois arcos do anime e ela é praticamente o velho ditado: "Quem vê cara, não vê coração", pois ela engana direitinho.


Edamura agora trabalha em um restaurante de sushi na Europa e após ver seu chefe sendo humilhado ele resolver reunir todos do grupo de Laurent para se vingar do crítico (vale lembrar que esse crítico era de arte, não de culinário, mas ainda assim a humilhação que ele fez ao chefe do Makoto doeu até em mim).

Durante a execução do plano, Cynthia reconhece o crítico e logo fala que era impossível de engana-lo, assim passamos a descobrir um pouco mais da personagem antes da vida de crimes, também vemos que esse crítico era um ladrão de artes e manipulador e isso fez com que Cynthia ficasse ainda mais motivada a arruinar com a carreira dele como vingança pessoal ao seu passado.


Neste arco vemos um pouco mais de romance e drama, o passado de Cynthia é lindo e encantador, mas também mostra como podemos mudar por magoas e rancor. Pode não ter tanto humor ou adrenalina como os anteriores, porém, com certeza é algo que nos faz torcer para que o "vilão" (foco nas aspa) possa se ferrar!


Segunda Temporada:


O anime termina logo após o arco "Neve em Londres" dando brecha para uma segunda temporada, nos prometendo um arco focando em Laurent e isso é algo que eu realmente espero que aconteça.

Tenho a suspeita de que poderá ter novos personagens inclusos e eu já estou ansiosa!

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page