Pax
- Raquel Oliveira
- 12 de jan. de 2021
- 3 min de leitura
Livro: Pax
Autora: Sarah Pennypacker
Ilustrações por: Jon Klassen
Gênero: Infantojuvenil
Editora: Intrínseca
Nota: 8/10
Sinopse: "Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.
Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.
Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor."
Resenha:

"Meu menino não está doente de guerra, mas está mudado. Ele agora age com falsidade."
"Pax" é uma obra com duas narrações. Peter, um garotinho e Pax, uma raposa.
Peter e Pax eram amigos inseparáveis desde que Peter salvou a pequena raposa da morte ainda filhote, mesmo que o pai de Peter não goste muito da ideia. A amizade dos dois é extremamente linda e forte, porém mais forte do que essa amizade é o peso da guerra.
Uma guerra começa no país de Peter e o seu pai precisa servir ao exército, por conta disso o garotinho precisa se mudar. Ele passa a viver com o seu avô, o problema é que seu avô já possui uma idade bem avançada e ter um animal como Pax (agitado) seria um grande incômodo, por conta disso Peter é obrigado pelo seu a abandonar o animal. Contra a sua vontade, Peter pelo menos consegue deixar seu companheiro em uma floresta na beira de uma estrada menos movimentada.
A partir desse ponto a historia realmente começa.
Peter se arrepende de ter abandonado Pax, de acordo com ele, eles eram inseparáveis e nada deveria separa-los! Pax está determinado o seu menino, pois acredita que ele nunca faria isso de abandona-lo.
Ambos começam a trilhar uma jornada para se encontrarem, mas diversos imprevistos acontecem, personagens inesperados surgem e dilemas nascem nos protagonistas.

Comments