top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

Pax

Livro: Pax

Autora: Sarah Pennypacker

Ilustrações por: Jon Klassen

Gênero: Infantojuvenil

Editora: Intrínseca

Nota: 8/10

Sinopse: "Peter e sua raposa são inseparáveis desde que ele a resgatou, órfã, ainda filhote. Um dia, o inimaginável acontece: o pai do menino vai servir na guerra, e o obriga a devolver Pax à natureza. Ao chegar à distante casa do avô, onde passará a morar, Peter reconhece que não está onde deveria: seu verdadeiro lugar é ao lado de Pax. Movido por amor, lealdade e culpa, ele parte em uma jornada solitária de quase quinhentos quilômetros para reencontrar sua raposa, apesar da guerra que se aproxima. Enquanto isso, mesmo sem desistir de esperar por seu menino, Pax embarca em suas próprias aventuras e descobertas.

Alternando perspectivas para mostrar os caminhos paralelos dos dois personagens centrais, Pax expõe o desenvolvimento do menino em sua tentativa de enfrentar a ferocidade herdada pelo pai, enquanto a raposa, domesticada, segue o caminho contrário, de explorar sua natureza selvagem. Um romance atemporal e para todas as idades, que aborda relações familiares, a relação do homem com o ambiente e os perigos que carregamos dentro de nós mesmos.

Pax emociona o leitor desde a primeira página. Um mundo repleto de sentimentos em que natureza e humanidade se encontram numa história que celebra a lealdade e o amor."

Resenha:

"Meu menino não está doente de guerra, mas está mudado. Ele agora age com falsidade."

"Pax" é uma obra com duas narrações. Peter, um garotinho e Pax, uma raposa.

Peter e Pax eram amigos inseparáveis desde que Peter salvou a pequena raposa da morte ainda filhote, mesmo que o pai de Peter não goste muito da ideia. A amizade dos dois é extremamente linda e forte, porém mais forte do que essa amizade é o peso da guerra.


Uma guerra começa no país de Peter e o seu pai precisa servir ao exército, por conta disso o garotinho precisa se mudar. Ele passa a viver com o seu avô, o problema é que seu avô já possui uma idade bem avançada e ter um animal como Pax (agitado) seria um grande incômodo, por conta disso Peter é obrigado pelo seu a abandonar o animal. Contra a sua vontade, Peter pelo menos consegue deixar seu companheiro em uma floresta na beira de uma estrada menos movimentada.


A partir desse ponto a historia realmente começa.


Peter se arrepende de ter abandonado Pax, de acordo com ele, eles eram inseparáveis e nada deveria separa-los! Pax está determinado o seu menino, pois acredita que ele nunca faria isso de abandona-lo.

Ambos começam a trilhar uma jornada para se encontrarem, mas diversos imprevistos acontecem, personagens inesperados surgem e dilemas nascem nos protagonistas.



A leitura de "Pax" é muito fluída e simples, é um tipo de livro que você 30 paginas por dia tranquilo, os capítulos são divididos entre Peter e Pax, embora a linguagem seja em terceira pessoa, podemos ver a luta dos dois para se encontrarem.

De um lado temos Peter que fugiu da casa do avô e se juntou a uma mulher para encontrar Pax, essa mulher o ajuda a entender sobre questões da vida adulta e sofre a importância de que quando se conecta a alguém não importa a distância, pois sempre vão estar juntos de alguma forma.

Do outro lado temos Pax, que logo ao ser deixado na floresta cisma achando que Peter vai voltar, mas quando ele percebe que isso não vai acontecer ele mesmo vai atrás do seu menino. A raposa se junta a um grupo de raposas que precisa migrar por conta do avanço dos humanos naquela parte da floresta e com essa viagem vemos os horrores da guerra e da destruição com a vida na natureza que os homens fazem diariamente.


Eu simplesmente adorei o livro, ele é lindo e fofo, aquece o coração do leitor e ainda trás reflexões sobre o que queremos e o que é o certo. Não gostei muito do final, mas ele foi bem adequado com o rumo da história, também não gostava muito dos capítulos de Peter, mas quase perto do final fui tomando muito gosto.


Conhece ou tem vontade de ler Pax?

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page