top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras

Livro: A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras

Autor: Neil Gaiman

Ilustrado por: Eddie Campbell

Gênero: Conto/Fantasia

Editora: Intrínseca

Nota: 09/10

Sinopse: "Publicada incialmente em uma coletânea de contos do autor, A verdade é uma caverna nas Montanhas Negras é uma história fascinante sobre família, a busca por um tesouro e a descoberta de um novo mundo. Em uma colaboração inédita, os personagens e as paisagens de Gaiman ganham forma com um traçado sombrio e impreciso do artista Eddie Campbell, e o resultado é uma obra que passeia entre o livro ilustrado e o graphic novel, desafiando os limites entre texto e imagem em uma explosão de cor e sombra, memória e arrependimento, vingança e, principalmente, amor."

Resenha:

A trama se passa na Escócia e conta a história de um anão que procura uma caverna cujo um tesouro havia nela, porém ele sabe que não pode encontrar essa caverna sozinho e para isso ele procura, e contrata, Callum MacInnes. Juntos eles enfrentam alguns desafios e grandes surpresas sobre o passado.


O percurso é longo e dificultoso, colocando a prova a confiança um no outro varias vezes a medida que vão se conhecendo e trocando experiências.

A medida que a história segue conhecemos o momento marcante da vida do anão. Sua filha.

Por fim, o conto coloca os passados de ambos em evidência e, já na caverna, sozinhos, o anão precisa tomar as rédeas de seu destino.

Diante de uma verdade revelada fora da caverna (e confirmada dentro dela), o fim da trama mostra o quanto pode ser fria e demorada a vingança fazendo o estilo "Olho por olho, dente por dente".


A caverna tem uma lenda que seu ouro e tesouros são amaldiçoados, pois quem consegue acha-la e pega seu ouro nunca mais é o mesmo, por isso muitos não ousam chegar perto nem mesmo da montanha. Ao fim da história vem o questionamento... É a caverna quem deixa a pessoa má ou a caverna apenas mostra o interior da pessoa? Essa pergunta fica em aberto para os leitores tirarem suas próprias conclusões.


A leitura é algo que pode ser bem rápido dependendo de como você assimilar as informações. O linguajar é bem fácil de entender, e o estilo de diagramação ajuda muito.



O conto é ilustrado por Eddie Campbell e seu estilo é bem diferente, eu não entendo muito de pintura, mas me lembra bastante um estilo antigo. Acredito que esse traço do Campbell combine muito bem com o estilo da historia e com o estilo do Neil Gaiman.


Eu sempre fui muito fã do Neil Gaiman, sempre que posso releio algo dele ou assisto algo que veio por ele, mas essa história foi uma experiência bem diferente. "A Verdade é uma Caverna nas Montanhas Negras" foi algo bem adulto, completamente diferente do que eu já estava acostumada. Colocando princípios de honra e sobre o que é certo ou necessário em questões que não são tão fáceis de responder.

Demorei um pouco mais do que o esperando para terminar de ler, a obra contem apenas 80 páginas, pois a cada pagina foi uma reflexão diferente e intensa (Pelo menos para mim), mas foi algo muito bom de ser lido.

Sempre falo que Neil Gaiman é meu autor (internacional) favorito, pois seu estilo de escrita me inspira e sempre apresenta obra bem diferentes uma da outra, ao mesmo tempo que vemos algo mais delicado em uma historia dele vemos algo 100% o oposto em outra que nos faz pensar que nem é o mesmo autor, mas ainda assim podemos reconhecer seu estilo de escrita e é justamente por isso que tanto amo esse escritor.


P.S.: O livro é capa-dura, comprei ele durante a Black Frinday na lista de 10,00 da Intrínseca.


3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page