top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

A Playlist de Hayden

Livro: A Playlist de Hayden

Autora: Michelle Falkoff

Gênero: Young Adult

Editora: Novo Conceito

Nota: 10/10

Sinopse: "Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente. Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A Playlist de Hayden é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil."

Resenha:

O que você faria se estivesse dormindo na casa do seu melhor amigo/amiga e quando acordasse encontrasse ele/ela morta?



Bem, essa foi a situação de Sam.

Hayden e Sam eram melhores amigos e o único amigo um do outro. Ambos faziam o tipo adolescente nerd de 15 anos que adoravam RPG e sofriam muito bullying, em especial o Hayden.

Na escola onde os dois estudavam existia um grupo de alunos mais velhos formados pelo Ryan (irmão mais velho de Hayden), Trevor e Jason, apesar deles implicarem com Sam, o foco maior era o Hayden. Hayden vivia a mesma perseguição da escola em casa com seu irmão, seus pais nada faziam, já que Ryan era o filho perfeito e Hayden era apenas um adolescente gordo e baixinho. Sua mãe fazia gosto de questionar o peso e gostos do jovem na frente de qualquer um e seu pai apoiava a sua mãe em tudo isso.


Os eventos do livro acontecem após uma briga entre os dois amigos, no dia seguinte Sam acorda ao lado de Hayden, que enrolado nas cobertas, comete suicídio tomando alguns comprimidos da sua mãe com whisky do seu pai. A partir disso a história começa andar.

Sam descobre que Hayden deixa um pen drive com uma playlist de 27 músicas e um recado informando ao Sam que ele deveria ouvir para entender.


A Playlist que contém no livro, cada música se encontra em um capítulo.


Sam passa pelo velório e diversas confusões de emoções. Ele sente raiva de Hayden por ele ter o deixado sozinho, sente tristeza por ele não estar mais ali, sente esperança de que tudo não passe de uma piada de mal gosto e sente um enorme vazio. Tudo isso lhe causa insônia e desgaste emocional, gerando assim ataques de pânico.


O protagonista (Sam) tenta desvendar o que levou o seu amigo a "ir embora", ele sabia que a vida de Hayden não era fácil, porém não imaginava que o amigo faria algo assim. Sam estuda as músicas da playlist a procura de respostas e conforme isso vai acontecendo novos personagens vão entrando na história e o garoto descobre aos poucos coisas que ele nunca imaginou sobre Hayden.


O livro vai ter assuntos pesados:

- Bullying.

- Depressão.

- Ataques de Pânico.

- Problemas Familiares.

- Pessoa com Problema de Atenção.


Porém, apesar disso, o livro é muito leve, em NENHUM momento a autora descreve algo que vá fazer o leitor se sentir mal. Sei que não posso falar por você, mas posso assegurar que a escritora NÃO aprofunda os temas tanto assim.

Conforme o tempo passa dentro do livro a gente vai descobrindo que existem varios ângulos do que foi a gota final para Hayden e que todos os envolvidos (incluindo o próprio Sam) se sentem culpados.

Sua escrita é muito leve e direta, super fluida, é muito fácil ler 20 a 30 páginas (ou mais) por dia deste livro, algo que me chamou muito atenção foi que cada capítulo possuí uma música que Hayden escolheu e cada uma combina perfeitamente com o capítulo seja pelo sentimento ou seja por algum fato.



Michelle (a autora) mostra através do Sam um novo ponto de vista para as pessoas com depressão e ansiedade (e muitas outras causas) que pensam em cometer o suicídio.

Uma boa parte dessas pessoas possuem alguém, um amigo/amiga ou alguém próximo que sempre fala sobre algo sobre: "Como vai ser quando você for?" ou então "Como seus amigos vão ficar? e sua família?" Então, através de Sam podemos ter um noção sobre como seria se nós conseguimos cometer o ato.

Sam passa por um ano muito difícil, tentando se perdoar por não ter reparado em algo e pela briga que ele teve com Hayden, vemos personagens que se culpam por coisas que estavam muito além deles, vemos personagem querendo fazer justiça com as próprias mãos e ainda tem uma leve crítica ao preconceito com LGBTQUIA+

Indico esse livro para todos agora, ele mudou minha visão sobre como as coisas seriam se eu tivesse conseguido. Espero que consiga ler, possa sentir o mesmo que eu sentir.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page