top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

As Três Faces da Sombra

Livro: As Três Faces da Sombra

Autora: Sandra Godinho

Gênero: Romance

Editora: Fora da Caixa

Nota: 9/10

Sinopse: Quando Ana desperta no fundo de um poço escuro sem memória e rodeada por ossadas humanas, não tem ideia do martírio que está prestes a enfrentar.

Aos poucos se dá conta de que está numa corrida contra o tempo para resgatar a amante das mãos do General, colocando em risco a sua sobrevivência num mundo hostil que persegue as minorias.

Mal ela sabe que as suas primas também correm perigo nesse mundo instável.

Resenha:


Não é mistério pra ninguém que eu amo tudo que dê um "cutucão" na sociedade, principalmente quando isso ocorre em nosso país (Brasil), mas "As Três Faces da Sombra" não é um "cutucão" e sim um tapa bem forte na cara de qualquer leitor.

Atravez de Ana Morgado acompanhamos toda a narrativa, ao desperta no fundo de um poço escuro sem memória e rodeada por ossadas humanas, ela não tem a menor ideia de como chegou até aquele ponto, mas precisa sobreviver e vai fazer tudo o que for necessário para isso. O leitor acompanha as ações de Ana e suas primas, Santinha e Rosa, em um movimento de resistência chamado "Sombra" (acho que deu pra entender o porque do título agora, né?)

Cada uma tem uma personalidade completamente diferente, mas aos meus olhos cada uma se completa, enquanto Ana é impulsiva e corajosa (mesmo sem ter as suas memórias), Rosa, que é casada com o General, é submissa e conformada, mas a situação está prestes a mudar quando Santinha é sequestrada por agentes do governo que precisam recuperar provas incriminadoras contra o General.

Embora seja catalogado como romance, não a como negar que o gênero de distopia é bastante ativo no livro, a autora lida com regimes políticos totalitários e com acontecimentos cruéis deste início de século XXI, isso é algo bem interessante de ver na obra, pois ao mesmo tempo que o leitor torce para que Ana consiga recuperar as memórias e salvar o seu amante, além é claro das situações das outras duas primas, vemos a frieza da distopia presente e devo dizer que tem muitas coisas que o livro mostra eu achei bem familiar com a situação atual em que vivemos e com o que pode chegar a acontecer em nosso país.

Chega a ser agoniante a incerteza que Sandra (a autora) me deu durante a leitura, ela realmente soube como me prender e me deixar com o coração na boca com essa corrida contra o tempo e contra o sistema que Ana se meteu. Claro que outra personagem que me deixou bastante surpresa foi com Rosa, acredito muito que ela seja um perfeito exemplo do que o fanatismo politico pode causar dentro de casa.


O livro "As Três Faces da Sombra" de Sandra Godinho é um ótimo livro que pode unir leitores de gêneros tão opostos (romance e distopia) com perfeição, acredito que o único ponto falho do livro poderia ser não ter um continuação, gostaria muito de ver mais livros como esse vindo da autora.


Desejo a todos uma ótima leitura!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page