top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

Entre deuses & demônios

Livro: Entre deuses & demônios

Autora: Sabrina Naud

Gênero: Ficção/Sobrenatural

Editora: Chiado Books

Nota: 15/10

Sinopse:

Quando a noite cai e ninguém está olhando, quem realmente está lá fora? A história se desenrola na pacata cidade de Novo Hamburgo no ano de 2001, onde as coisas não são como aparentam ser. Criaturas místicas, vampiros, bruxos, caçadores e deuses antigos se misturam ao cotidiano da população. Um mundo de magia e misticismo desperta a noite onde a escuridão protege o seu segredo. Uma adolescente criada por elfos longe dali se muda para a cidade e com seus amigos, mestiços da mais variadas raças, luta para manter a ordem no local, além de lidar como problemas como aceitação, paixões, separações, preconceito, mentiras e tudo que é ampliado um milhão de vezes quando se tem 14 anos. Os acontecimentos que sucedem são apenas uma pincelada do amplo universo ao qual eles pertencem e uma preparação para desafios ainda maiores.

Resenha:

A história conta com envolvimentos de deuses gregos, em especial Ares (e Zeus que é citado algumas vezes) e raças sobrenaturais, como elfos, vampiros e demônios.

Carlos e Yukira são dois mestiços (filhos de elementares com demônios) que viveram afastados da sociedade até que Ares (deus da guerra) foi busca-los diretamente em Moontoketh (uma vila de elfos), depois disso Ares os leva para a sua mãe e não demora muito para os irmãos precisem se tornarem adolescentes "normais" enquanto precisam entrar em uma equipe formada pelo deus da guerra.

Essa equipe é formada por vários adolescentes um tanto especiais que "trabalham" como caçadores de seres sobrenaturais. A equipe é formada por: Brian (mestiço; filho de Ares com um demônio), Patricia e TJ (os gêmeos), Samanta (filha de uma elemental), Alex (uma bruxa), Milena e Zac.


O começo é bem confuso, pois temos cenas em dois lugares e em dois tempos diferentes, o que atrapalha um pouco a compreensão, mas no decorrer das páginas tudo vai se encaixando. É interessante ver que a autora colocou Elfos para habitar no Brasil, isso é algo que realmente me agradou muito, apesar de que eles não possuem muito destaque neste primeiro livro. Logo de começo quando os irmãos mestiços (Carlos e Yukira) chegam mostram o porque de serem tão especiais, ambos possuem grande habilidades, principalmente em luta e Yukira mostra ser a melhor de todos.



A interação entre os caçadores é bem complicada com a chegada dos irmãos, pois eles seriam os novatos que viveram em isolamento do mundo a vida toda enquanto os outros da equipe já eram mais "profissionais" nas caçadas, quando Yukira mata um vampiro que havia atacado Samanta, mostrando suas habilidades de luta, acaba gerando conflito, pois a maioria do grupo não queria admitir que os irmãos fossem melhores que eles.


No decorrer da história vai surgindo muitas dúvidas, mas Sabrina (a autora) vai dando pistas que se o leitor prestar atenção vai fazendo todo o sentindo no decorrer da trama.

O livro é muito envolvente justamente pelo fato de não temos respostas no começo e isso faz com que ficamos presos na leitura as buscando.


As cenas de lutas é algo que merecem um grande destaque, sem dúvidas é algo que foi incrivelmente bem feito!!! Enquanto estava lendo ficava completamente ansiosa para ver as lutas, sejam elas da Yukira (que por sinal eram as melhores) ou as de outros personagens.


E falando em personagens, existem dois que merecem destaques acima dos outros: Brian, o semideus e a Alex.

Brian é um personagem insuportável em boa parte do livro em todos os quesitos! PORÉM é interessante ver o modo como ele vai mudando aos poucos (bem aos poucos mesmo), seu início de transformação para a redenção pelas as suas ações (de fazer a vida dos irmãos mestiços um inferno e permitir que outras pessoas façam o mesmo) é algo muito bom de se vê, embora cause ainda mais conflitos. Esse personagem levanta o questionamento de que até ponto a sociedade pode formar e/ou mudar alguém.


Além de Brian eu devo citar a Alex, embora ela seja uma personagem com poucas aparições na história, ela mostra muito maturidade. Algo que perto do final do livro trás muito conforto além de que outro questionamento, dessa vez sobre etnia. Alex é uma menina negra de pais orientais, em um trecho do livro a autora faz citação a uma realidade não apenas brasileira, mas sim mundial: Crianças que são adotada e por terem pais de outra etnia sofrem de olhares e comentários (algumas até em ações) preconceitos. acredito no fundo do meu coração que esse tenha sido um dos melhores momentos do livro.


Trecho de uma fala da Alex no livro.


É muito interessante ver como a autora consegue ter uma escrita muito fluida, ela consegue prender a atenção do leitor como eu nunca vi antes, depois de meses "Entre deuses & demônios" foi o primeiro livro que me fez virar a noite acordada para saber o final o quanto antes.

O livro ainda a guarda muitos mistérios envolvendo Yukira, Carlos, as famílias, o próprio Ares e o destino.

Estou ansiosa pela continuação e espero que todos tenha uma ótima leitura!

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page