Homem de Castelo Alto
- Raquel Oliveira
- 1 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Livro: Homem de Castelo Alto
Autor: Philip K. Dick
Gênero: Distopia
Editora: Aleph
Nota: 5/10
Sinopse: "1962, a suástica é hasteada em Nova Iorque. A escravidão é legal, os judeus tentam sobreviver e o I Ching é tão comum quanto horóscopo. Nesta distopia, Philip K. Dick traz uma visão assombrosa da história que poderia ter se tornado real caso a Alemanha nazista e o Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial. Este livro angustiante - adaptado pela Amazon Prime, ganhador do prêmio Hugo de melhor romance - estabeleceu Philip K. Dick no gênero, quebrando a barreira entre a ficção científica e o romance filosófico. Com design de Giovanna Cianelli, a capa conta também com ilustração inédita de Rafael Coutinho, que inspirado pelas obras de Norman Rockwell salienta um dos aspectos mais sombrios do livro: quão próxima da nossa realidade é a história alternativa criada por Dick."
Resenha:

Já pensou como seria o mundo se o Japão e a Alemanha tivesse ganhando a Segunda Grande Guerra Mundial e o nazismo dominasse o planeta?
Alemanha e Japão saíram como os grandes vencedores da Segunda Guerra Mundial. Com isso, eles dividem e devastam o mundo entre si, mas é nos Estados Unidos onde se passa toda a história do livro e o territorio é dividido em dois: o lado oeste pertence aos orientais e o leste aos alemães.
A escravidão volta a se tornar uma prática legal, desde que os escravos não tenham a pele clara. Os judeus continuam sendo devastados e oprimidos. Os alemães, não ficam satisfeitos com a colonização global, e arriscam a vida no espaço. Os japoneses preferem ficar por aqui, e mostram aptidão em admirar tudo o que é de antigo da cultura norte americana.
A narrativa não é fácil, exigiu total atenção minha, o ritmo da leitura foi bem puxado e parecia não ter fim, mas ainda assim rendeu muitos pontos positivos, tais como:
- Questionamento da nossa própria realidade.
- Ataques ainda mais diretos e fortes a etnias, causando assim quase o fim de diversas culturas.
- Xenofobia e Racismo legalizado.
- Probabilidade historicas.

Comments