top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Matéria, A Espada de Madeira

Gênero: Fantasia/ Literatura Brasileira

Publicação Independente

Nota: Infinito/10

Sinopse: Matéria – Espada de madeira parece ter uma trama clássica de fantasia com padrões de um herói, uma princesa e um vilão; só que o herói faz tudo errado, a princesa é uma guerreira e o vilão só é incompreendido. Ralph é um garoto diferente aos olhos da maioria — a começar por sua criação, ele recebeu os cuidados de lagartos humanoides. Ele se vê frustrado ao ser reprovado na academia, certo de que sua vida estava destinada ao fracasso. Entretanto, tudo parece mudar quando um pesquisador lunático lhe oferece uma curiosa missão: roubar as Cinco Pérolas Sagradas dos Guardiões da Ordem do Selamento que, juntas, teriam o poder de invocar um poderoso mago capaz de realizar desejos e vontades. Ralph percebe que aquela talvez seja a única oportunidade para moldar seu próprio destino e, ao lado de outros jovens desiludidos, aceita o desafio sem pestanejar.

Resenha:

Para os leitores natos de fantasia, o livro pode aparentar ser bem clichê, mas "Matéria, A Espada de Madeira" é um livro que supera todas as expectativas.


O livro 1 desta saga dividido em 5 arcos conta as aventuras, e desventuras, de Ralph com seus amigos, juntos eles sonham em se tornar grandes heróis no Reino de Sellure, mesmo eles sendo totalmente diferentes esse sonho e a amizade que nasce entre eles que o que os unem. Esse grupo de heróis após saber que uma antiga lenda é real sobre as Pérolas Sagradas dos Guardiões da Ordem do Selamento, mas nessa aventura para encontrar todas elas e invocar um mago muito poderoso, e depois disso muita coisa acontece.


Possuindo cinco arcos o primeiro livro da saga é bem organizado, a leitura é fluida, super divertida e leve, mas apesar disso a história não de ter seus momentos tensos e até mesmo dramaticos.


Sobre os arcos:

  • Arco da Trindade (do Capítulo 1 ao 10);

  • Arco do Segredo das Pérolas (do Capítulo 11 ao 23);

  • Arco da Ilha-S (do Capítulo 24 ao 30);

  • Arco do Raegar (do Capítulo 31 ao 37);

  • Arco do Retorno para Casa (do Capítulo 38 ao 40);

Refazendo a leitura desse livro para poder fazer esta resenha, não consigo imaginar quais foram os momentos mais tensos da história que não fossem os dois arcos finais, o do Raegar e o do Retorno para Casa. Assim como eu um bom anime, Nicolas (o autor) sabe como fazer seus leitores subirem pelas paredes com adrenalina e com tanta emoção que faz o coração quase sair pela boca.


Mas como todo livro precisa de bons personagens em "Matéria, A Espada de Madeira" não é diferente. Com um leque bem grande de personagens o autor consegue PERFEITAMENTE organizar a participação de cada um dos personagens, deste dos protagonistas até os secundários.

Para que conhece o livro sabe que não tem como evitar de gostar do Raph (o principal entre os protagonistas), o jovem criado por uma família de geckos (uma raça incluída no livro) em Vale dos Ventos (um pequeno e simples vilarejo). Sempre alegre e muito otimistas Raph é um personagem valente que procura lutar pelo o que é certo, seu coração é puro e naturalmente os personagens são atraídos por seu caráter (e os leitores também).

Além dele, ainda temos a Auria (uma """"Princesa"""""), o Lesten (um gecko "puro"), a Hayley (que até hoje pra mim não passa por um grande mistério) e muitos outros personagens. No total são aproximadamente 32 personagens.

A Auria sem duvidas é uma das personagens mais bem trabalhadas na história, ela é uma jovem forte, esperta, habilidosa e determinada, mais leal do que ela ninguém consegue ser!! Hayley é um amor desde do começo e devo confessar que a minha vontade é de pega-la no colo e cria-la como minha filha (minha gata que lute).


"- Eu não mato pessoas. Mas acredito que quem pratica o mal deva ser punido de alguma maneira, só não cabe a mim decidir como." (Frase do Raph).

É interessante pensar em como cada detalhe da história foi bem trabalhada, Nicolas trás, não apenas vários personagens, diversos aspectos, tais como: raças; ranking; reinos e magias, uma das coisas que mais adoro é o fato da obra utilizar o "Jornada do Herói" como base de construção e ainda fazer referencia aos princípios dentro das frases dos personagens durante o desenrolar das tramas.

Além disso o livro trás consigo muitas lições que podemos tirar para nossas vidas, crescemos cada vez ao ler esse livro, aprendemos mais sobre nos mesmos e o mundo ao redor. As situações e os próprios personagens nos mostram isso em diversos momentos, não apenas em cenas de ação, mas também em momentos difíceis que requer maturidade.

Eu acredito fielmente (coloco a mão no fogo) que quem mais fez isso foi o Aedan (personagem ruivo aqui ao lado), pois ele, aos meus olhos, representa muito o conceito de renascimento, algo que devemos fazer todos os dias para viver em um mundo tão difícil como o nosso.

A obra ainda contem muitos mistérios e simbologias por trás, apesar das mais belas cenas de ação, lutas, muitas referências de RPG e outras coisas, os ensinamentos sobre: fracasso, destino/futuro, casa (um lugar seguro e acolhedor, não necessariamente uma casa ao pé da letra, pois sabemos que casa é onde nosso coração se sente bem) e até mesmo outras coisas como o próprio ato de se conhecer estão bem presente em todas as partes do livro, se for um bom leitor vai encontrar até mais assuntos dentro da obra.



Uma coisa que eu amo em livro de fantasia é mapa, sempre digo que se um livro de fantasia não possui mapa tem algo de muito errado nele. O reino de Sellure (o cenário do livro) é um local bem complexo e até mesmo confuso, Nicolas parece ter pegado todas as estações do ano e juntou tudo em um lugar só.

Em "Matéria, A Espada de Madeira" não temos tantas informações sobre todas as regiões do reino, eu acredito que mais do mapa vai ser explorado no decorrer das continuações, pois de oito regiões o autor só fala sobre três dela (tanto no livro como em seu blog).

O livro é cheio de ilustrações bem no traço de anime, o que deixa tudo ainda mais emocionante!

Além de muita aventura o livro trás muitas cenas de comedia e romance, algo que eu adoro, pois é algo para todos os gostos!

No blog do livro, você pode ler o capítulo 1 e algumas histórias extras que estão fora do livro, além de conhecer os personagens, entender mais das tramas e muitos mais!!!!!


Na ordem (esquerda pra direita): Lesten, Auria, Raph, Hayley e Lee.


Eu simplesmente amo esse livro e mesmo sabendo que essa nova resenha saiu hiper longa ainda sinto que poderia falar muito mais! Não tenho palavras para expressar o carinho que tenho por essa história e pelo Nicolas.

Nicolas foi um dos meus primeiros parceiros e espero que continuar com essa parceria, pois ele me ensina muito com sua história.


Todo leitor sabe que um livro bom é aquele que te acolhe, aquele que te ensina, aquele que te protege de coisas ruins em momentos de fraqueza, é aquele que te faz rir e suspirar com as cenas fofas. É assim que eu me sinto todas as vezes que olho para este livro e é assim que espero que vocês, leitores, se sintam ao ler esse livro.

Muito obrigada por confiar em mim, Nicolas.

Estou ansiosa para ler o livro 2 e por todos os outros!!!


Desejo a todos uma boa leitura!


58 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Labirinto

Pax

1 Comment


nicolas_eroles
Aug 08, 2020

Quando escrevi minha primeira resenha para um autor nacional fui recebido com muito entusiasmo, mesmo ele sendo alguém relativamente grande no mercado e que vendeu milhares de livros ele me disse que a resenha que eu escrevi tinha sido uma das melhores que já tinha lido. Sei de longe o quão difícil é se esforçar para criar algo assim, e vai muito além de apenas ler o livro, é preciso saber organizar os pensamentos, preparar fotos, encontrar referências e ter atenção na revisão. É por isso que sempre terei um carinho enorme por resenhas feitas em sites e blogs, aqui temos nosso espaço para falar e nos expressar como quisermos!


Não vou me cansar de dizer o quanto foi importante…


Like
bottom of page