top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

O Necromante

Livro: O Necromante

Autor: Lorenz Flammenberg

Gênero: Literatura Gótica

Editora: Sebo Clepsidra & Aetia

Nota: 11/10

Sinopse: "Inspirado pela piblicação d'O Aparicionista (1787-1789), de Friedrich Schiller, o prussiano Lorenz Flammenberg (pseudônimo de Karl Friedrich Kahlert) se tornou uma das peças centrais de consolidaão do romance gótico alemão com O Necromante (1792), espécie de resposta literária aos relatos de invocadores de fantasmas e de quadrilhas armadas que infestavam a Floresta Negra, Traduzida na Inglaterra, a obra foi incluída por Jane Austen na célebre lista de "romances hórridos" recomendados por uma personagem de Northanger Abby e é o primeiro deles a ser lançado em língua portuguesa."


Publicado originalmente em 1792, “O Necromante” recebeu uma nova adaptação pelo Sebo Clepsidra pela Editora Aetiano final do ano passado (2019). A obra faz parte da coleção Imaginário Gótico que consiste em trazer  romances e dramas góticos dos séculos XVIII e XIX para o nosso país.


O livro "O Necromante" foi produzido através de uma campanha da Clepsidra no Catarse.


O livro é divido em duas partes, uma oral e outra escrita, mas a história retrata de forma até que bem inocente contando sobre dois amigos que não se viam há muito tempo, Hermann e Hellfried, e apenas na velhice de suas vidas é que acontece um reencontro, após a isso é que o assunto principal do livro realmente começa.


Cartão postal temático do livro.


A parte oral do livro se refere aos relatos sobrenaturais ocorridos na Floresta Negra da Alemanha vividos em épocas diferentes pelos dois amigos, situações essas que chega a ser difícil de crer um pelo o outro se ambos não tivesse presenciado coisas tão incríveis (e muito estranhas). Já a parte escrita se refere ao que acontece alguns anos depois quando um dos amigos registra os depoimentos após o separamento de Hermann e Hellfried novamente, mas sem deixar de lado a cultura e folclore da região mantendo o misticismo com as criaturas e espíritos.


Eu não sei descrever ao certo o que eu sentir lendo esse livro, ele é intenso e suas descrições são tão precisas, claro que por se tratar de algo clássico, tem muitos termos que eu não conhecia, mas para cada um deles havia a explicação no rodapé da página. A obra traz também muita referências a lendas, autores e livros que ajudaram na formação desse livro em questão.


Pessoalmente eu adorei muito o livro, acho que é de grande importante para a literatura mundial, ele é rico em diversas formas e eu não esperava menos vindo da Clepsidra em relação à edição.

A publicação foi realizada por uma campanha na plataforma do Catarse no ano de 2019 e estar disponível para compras no site da Clepsidra.

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page