top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

Orgulho e Preconceito e Zumbis

Livro: Orgulho e Preconceito e Zumbis

Autores: Jane Austen e Seth Grahame-Smith

Gênero: Romance de Época/Comédia

Editora: Intrínseca

Nota: 8/10

Sinopse: "No romance clássico, Jane Austen iniciava a saga das casadouras irmãs Bennet com o aviso: “É uma verdade universalmente reconhecida que um homem solteiro, possuidor de uma grande fortuna, deve estar em busca de uma esposa.” Agora, porém, a história é outra...

No tranquilo vilarejo de Meryton, nossa heroína, a guerreira Elizabeth Bennet, treinada nos rigores das artes marciais, está determinada a eliminar a ameaça zumbi. Até que sua atenção é desviada pela chegada do altivo e arrogante Sr. Darcy. Ela conseguirá superar os preconceitos sociais dos grandes aristocratas ingleses, tão ciosos e orgulhosos de seus privilégios?

Grahame-Smith transfigura as famosas passagens do texto de Jane Austen em uma deliciosa comédia de costumes. Além dos embates civilizados e repletos de cortesia entre o casal de protagonistas, inclui batalhas violentas, em confrontos cheios de sangue e ossos quebrados. Conjugando amor, emoção e lutas de espada com canibalismo e milhares de cadáveres em decomposição, Orgulho e preconceito e zumbis transforma uma obra-prima da literatura mundial em uma história sangrenta que você não vai conseguir parar de ler."

Resenha:

O vilarejo onde vivem os Bennet’s é atacado por uma praga que está dando vida aos mortos. Mas não é algo que eles precisam se preocupar tanto, já que as irmãs possuem muita habilidade com as armas brancas e artes marciais. E será justamente essas habilidades da Elizabeth que surpreenderão o Sr. Darcy. Mas seria o amor forte o suficiente para vencer as barreiras muito maiores que zumbis, como o orgulho e preconceito existentes na época em que a aristocracia era levada a um nível muito extremo? A história segue o mesmo enredo do original, mas com muito mais ação, cenas engraçadas, e claro, zumbis.


Os zumbis são inseridos na narrativa basicamente quando os personagens de Orgulho e Preconceito estão em ar livre, o que não é muito frequente ao longo do romance, mas ainda assim é algo que marca muito a leitura.

Uma curiosidade bem interessante é que o tempo de transformação no livro, ao ser mordido, demora meses para a pessoa se transformar, o que é bem diferente dos que os filmes e séries de zumbis nos apresentam, pois é um processo bem longo e demorado (quase como uma gripe bem forte).


Essa praga já existe há alguns anos em toda Inglaterra, tempo o suficiente para que saber lutar, ter um bom conhecimento de armas e saber sobreviver viraram parte do padrão social, tanto que para uma mulher se casar saber isso é tão importante como qualquer outra "função feminina".

O livro ainda trás uma leve história aparte, e original onde as filhas do sr. e sra. Bennet foram aprendizes de Pei Liu de Shaolin, na província de Henan, que fica na China. Elas haviam sido meticulosamente treinadas para serem guerreiras hábeis contra os zumbis.


A história mostrada nesta releitura é bem agitada, engraçada e divertida, tudo o que se pode imaginar só de olhar a capa e o título, acredito que para gostar dessa história tem que ser levado em conta que se trata de uma releitura puxado ao lado comédia (embora mesmo que neste sentido em momento algum ocorre desrespeito banal com a obra original).

E para quem não gosta de spoiler acredito que seja bom ler a obra original antes, assim consegue entender melhor a versão do Seth e ainda pode se divertir mais.

Acredito que a única "falha" do livro seria que algumas cenas bem especificas do clássicos não deveriam ter sido mexidas, mesmo que não tenha ficado ruim, não teve a mesma emoção.


Mas a história não é sem 100% perfeito...

É muito raro eu questionar negativamente uma adaptação, pois mesmo que um filme/série não seja 100% fiel a obra eu gosto de ver o lado criativo da equipe que leva uma história ao cinema.

Porém não é o caso de "Orgulho e Preconceito e Zumbis", o livro chegou a ser adaptado ao cinema em 2016 e eu não entendo como fizeram uma história boa virar bem ruim.

Se caso for assistir achando que o filme vai ser no mesmo nível de intensidade da versão do filme de "Orgulho e Preconceito" de 2005, acredito que também não seja a melhor opção, a versão zumbi do filme é uma comédia bem no nível de "Todo Mundo Quase Morto" de 2004.


De qualquer forma, eu espero que consiga ler o livro e que possa gostar.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Pax

bottom of page