top of page
Foto do escritorRaquel Oliveira

Bom Dia, Verônica (seriado)

Série: Bom Dia, Verônica

Duração: 1 Temporada (08 Episódio)

Gênero: Policial

Disponível: Netflix

Sinopse: "A trama gira em torno da escrivã Verônica Torres, personagem vivida por Tainá Müller, que trabalha na Delegacia de Homicídios em São Paulo com dois delegados: Wilson Carvana (Antônio Grassi) e Anita Berlinguer (Elisa Volpatto).

Essa segunda é totalmente contra cada passo da escrivã, que na verdade se vê atuando muito mais como investigadora do que como escrivã devido a um suicídio dentro da delegacia; depois de uma mulher constatar que seu caso de “Boa Noite Cinderela” não seria resolvido. Isso mexeu com Verônica e a fez entrar no mundo do site de relacionamento Amor Ideal para investigar."

Nota: 08/10

Crítica:



A série conta a história de uma escrivã da delegacia de homicídio de São Paulo chamada Verônica que, após um jovem tirar a própria vida em sua frente na delegacia, resolve anunciar na TV que se alguma mulher precisa de ajuda por sofrer nas mãos de homens era apenas ligar para ela que recebia ajuda.

Com isso Verônica descobre que existe um homem que está enganando mulheres em um site amoroso, Amor Ideal, para dar a elas um Boa Noite Cinderela e depois rouba tudo das mulheres e ainda tira fotos nuas delas para vender na deep web. Com forme a investigação vai acontecendo é descoberto que um certo padrão, porém existe outro problema.

Verônica começa a notar que seus colegas de trabalhos, em especial Anitta uma de suas superiores, não se importa com o caso e além de desmerecer Verônica, ela ainda não se importa com as vítimas.



Em paralelo tempo a historia de Janete, esposa do Tenente Coronel da PM (Polícia Militar) Claúdio Brandão. Janete sobre por agressões e abusos do marido, além de ser forçada a ser cúmplice de um crime terrível fazendo assim a personagem ser submissa e facil de manipular, porém, Janete consegue secretamente ligar para Verônica e a escrivã curiosa começa a investigar.

Quanto mais afundo ela tenta chegar mais fatos ligados a crimes e a corrupção vão aparecendo, não apenas na delegacia como também na própria família de Verônica.


Apesar de ter apenas 8 episódios o seriado contem um tempo bem padrão da netflix em relação a duração por episódio (40-50 minutos). O foco principal da serie é justamente Janete e Brandão, pois é atravez deles que descobrimos algumas coisinhas.


As cenas com Brandão são as mais dificeis de assistir, ele é um personagem completamente perturbado e louco, a violência que ele comete com outras mulheres não é tãooo explícita, mas é deixado bem claro que ele é um maniaco e isso só se fortalece sobre como ele trata a esposa, a deixando trancada sem contato social, além de colocar coisas na cabeça dela e ainda agredir fisicamente ela (sem contar o abuso sexual).

Em uma visita a Janete, Verônica descobre por alto tudo o que o Brandão faz e sabendo disso ela passa a lutar para salvar a mulher e prender o marido, mas logo descobre que não ser tão facil, os delegados da delegacia estão envolvidos em alguma corrupção que não permite que pessoal em cargos importantes sejam investigadas ou que sofram alguma penitência por crimes.


Na esquerda Eduardo Moscovis (atuando como Tenente Brandão), no meio Tainá Müller (atuando como Verônica Torres) e na direita Camila Morgado (atuando como Janete).


Apesar de tudo, Verônica não está sozinha, em meio a tantas pessoas que querem o seu fim existe Nelson, o TI da delegacia que sempre a ajuda em tudo, porém ele aparenta a ajudar tanto não apenas por amizade, a série deixa a entender que Nelson possuí alguma paixão por Verônica, mas nada confirmado dentro do seriado.

Tudo depende de Verônica quando ela sofre uma tentativa de assasinato e descobre que seu pai (que já tinha historico de corrupção na delegacia) estava envolvido em algo ainda maior, algo que talvez possamos descobrir em uma segunda temporada, caso haja.


É extremante agoniante não conseguir saber o fim da historia, acredito que "Bom Dia, Verônica" é uma mistura muito bem feita dos gêneros de policial e distopia.

Embora seja baseado em um livro, eu não cheguei a ler e não pretendo, pois a tematicas assim em livros não é algo que me chame atenção e seja do meu agrado. Apesar disso, a série traz a tona uma verdade que muitos brasileiro já sabem, afinal por qual motivo políticos não são presos? Pessoas da PM e de outros cargos? Por que a taxa de feminicidio só cresce de forma cada vez mais violenta e doente?

Vale lembrar que apesar da série ser baseada em um livro já ouvir alguns comentário de que o livro é bem o oposto da série e ouso dizer que muita gente chegou a dizer que a seriado se torna melhor que o livro, o que você acha?


"Bom Dia, Verônica " não termina com um final feliz, o que é muito bom, pois nem sempre uma historia de uma mulher que sofre violência domestica possui um final feliz, mas para quem gostou da serie ou está no processo de assistir, sinta-se esperançoso, pois a um final em aberto para uma possível segunda temporada, será que Verônica vai conseguir derrubar a corrupção?



Link para compra do livro pela Amazon: clique aqui!

Link para compra do livro pela Editora (Darkside): cliqui aqui!

Desejo a todos um bom aproveito da série (e uma boa leitura pra quem for ler o livro)!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page