top of page
  • Foto do escritorRaquel Oliveira

(Des)encanto - Parte 3

Série: (Des)encanto

Duração: 20 episódios (em 3 partes)

Gênero: Comedia/Humor Negro/Animação

Disponível: Netflix

Sinopse: "Toda princesa tem seus deveres, mas a jovem Bean quer mesmo é encher a cara. E com um elfo e o demônio Luci como parceiros, levar o rei da Terra dos Sonhos à loucura será uma tarefa fácil."

Nota: 9/10

Crítica:

VIDA LONGA A RAINHA!

Retornando diretamente da cena final da segunda temporada "(Des)encanto" é uma das primeiras séries da Netflix a receber uma nova temporada em 2021!

Agora focando na história, após Bean, Elfo e Luci estarem prestes a serem queimados vivos na fogueira por causação de bruxaria direcionada a Bean, eles são "salvos" por uns monstrozinhos que vivem no subterrâneo da Terra dos Sonhos e são manipulados por ninguém menos que Dagmar (Vaso ruim não quebra), porém isso só acontece porque a antiga rainha ainda quer controlar Bean para seus próprios propósitos e infelizmente os três precisam ficar junto a "mãe do ano" devido ao fato de que Bean é acusada de bruxaria e assassinato ao Rei das Terra dos Sonhos, seu pai.

Enquanto isso Derick, meio-irmão mais novo de Bean, é coroado Rei e passa a ser manipulado por Odval (o conselheiro do Rei) e Arquiduquesa (sacerdotisa da igreja) para conseguirem seus próprios interesses com a inocência do jovem rei.


"(Des)encanto" sempre trouxe críticas e sátiras a quase tudo, porém sobre o conteúdo político ficou ainda mais presente nas piadas da série. Vemos: Golpe de poder, machismo com o fato de que mulheres não possuem direito de fala, manipulação, abuso e outros tópicos.

Como é caso do reino dos Elfos cujo o verdadeiro território era onde hoje fica a Terra dos Sonhos, a aliança matrimonial entre as Terras dos sonhos e das maquinas, a legitimação de Derick ao trono, a traição a coroa, a coroação de Bean como rainha solteira e muitos outros.

A terceira temporada é a mais madura até agora, pois vai trazer questões de saúde mental pós-trauma do Rei Zog, o amadurecimento de Bean tendo que escolher entre os amigos e o povo durante invasão ao reino, a evolução do psicologico de Derick, com isso a temporada dá uma inclinação no ritmo, sendo mais extensa, porém o que mantem o espectador ligado é os misterios com os elfos, a maldição da família de Bean e quem vai fica com o trono da Terra dos sonhos, fora que Dagmar ainda poderia virar o jogo no último momento.

Em meio a tanto jogo politico tempo um momento bem longo na Terra das Máquinas um mundo de ciência no estilo Steampunk trazendo bastante referência a Era Industrial com as operações de maquinas e rotina repetitiva junto com um pouco do classico "Show das Aberrações" comum nas décadas de 50 a 60 e com direito a sereia de verdade, cartomante e todo o terrível tratamento de animais de circo. Com essa longa visita podemos entender como esse "reino" funciona e quais os desejos dele com a Terra dos Sonhos, inclusive é na viajem de volta pra casa que Bean começa a realmente tratar de seus sentimentos notando que ela nunca teve uma relacionamento amoroso de verdade com alguém e pela primeira ela se permite viver isso com alguém (que logo depois quebra o seu coração), mesmo assim foi incrível ver com quem Bean se relaciona * Momento Lesbica Panic *!!


A temporada termina com diversas questões sem respostas:

- Terra das Maquinas irá mesmo invadir Terra dos Sonhos para extrair a magia?

- Elfo e Bean poderão voltar a ser como antes?

- Para onde foi a namorada de Bean? Ela vai voltar?

- O que será do trono dos sonho com Bean como rainha?

- E Dagmar?

- Haverá uma guerra civil dentro da Terra dos Sonhos?

E muitas outras.


Eu, pessoalmente, estou bem ansiosa para a quarta temporada, acredito que ela será a última do desenho e provavelmente a mais impactante de todas!



4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page